Assim como todos os nossos outros órgãos, o cérebro também pode adoecer. Quando uma pessoa está deprimida é porque o cérebro está sofrendo alterações químicas que alteram seus comportamentos, sentimentos e pensamentos, ou seja, essas alterações causam os sintomas porque o cérebro é o órgão que comanda tudo que sentimos, pensamos e fazemos.
Os neurônios usam neurotransmissores para se comunicar e o Cérebro com depressão está com desequilíbrio dos neurotransmissores, principalmente a serotonina e a noradrenalina. Quando há depressão o cérebro não consegue fazer uma regulação adequada e é por isso que não adianta só força de vontade para vencer o desânimo, por exemplo.
Essa é a razão de que em muitos casos o tratamento envolve uso de medicação, pois ela auxilia no ajuste desse desequilíbrio químico.
Por outro lado, nossos comportamentos e pensamentos também podem influenciar nossos processos químicos, por isso a terapia é tão importante. A psicóloga ajuda a entender tudo o que está acontecendo e quais são os comportamentos certos para ajustar esse desequilíbrio. Além de ensinar outras ferramentas para ajudar na regulação emocional já que o cérebro não está conseguindo fazer isso” no automático”.
Muitas pessoas sofrem e se culpam porque não sabem o que realmente está acontecendo com elas.
A falta de conhecimento é o que realmente nos destrói. Depressão tem tratamento e precisa ser cuidada por especialistas para que os resultados sejam realmente eficazes. Não tenha vergonha de buscar ajuda profissional, ela é o melhor caminho para vencer essa doença.